Publicado em: 27 de outubro de 2023
Reaproximação

Para: sexta-feira, 27 de outubro de 2023
Leia em sua Bíblia: Levítico 19.1-2, 15-18 

Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o Senhor.” (Lv 19.18) 

Em uma certa ocasião, um pastor foi visitar um irmão na fé que andava afastado há um bom tempo da igreja. Na conversa, aquele irmão confessou a sua mágoa por situações desagradáveis que enfrentou dentro da igreja. E, quanto mais o tempo passavamais dificuldade ele tinha para voltar ao convívio com os irmãos na igreja. Na casa da pessoa visitada, o pastor observou que havia brasas em um fogão à lenha. Para mostrar como a vida em comunhão é importante, o pastor isolou uma daquelas brasas e logo percebeu-se a brasa perdendo o brilho da chama e o seu calor. “É isso o que acaba acontecendo com aqueles que se afastam da companhia do corpo da igreja de Cristo”, explicou o pastor. 

Assim como o hospital existe para os doentes, a igreja existe para os pecadores. É uma igreja santa, porque o nosso Deus é santo, para pessoas imperfeitas que precisam constantemente de purificação e perdão. Deus sabe disso e para o seu antigo povo de Israel ele tratou logo de deixar uma lei religiosa e moral que, em Levíticos 19, versículo 18, diz assim: “Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o Senhor” 

Sim, é inevitável que mesmo dentro da igreja apareçam situações desagradáveis. Mas, com todo o respeito, com sinceridade e colocando-se no lugar do outro, pedindo e dando o perdão, tudo se resolve. A igreja é o nosso hospital espiritual e não deveríamos barrar a entrada de pessoa alguma que venha buscar uma nova chance e uma nova vida. Jesus disse que não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Ele veio para reconciliar pecadores com Deus. Ele trouxe o amor para substituir o ódio e a vingança. Então, se você anda longe da igreja, volte logo. Se estiver nela, e vir um irmão afastado retornar, receba-o de braços abertos.  

 Oremos: Deus, meu Senhor, purifica-nos no teu amor. Por Jesus. Amém.