Publicado em: 27 de outubro de 2022
Reagindo contra a tristeza 

Para: quinta-feira, 27 de outubro de 2022
Texto: Salmo 43  

“Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Sl 43.5) 

Às vezes nos sentimos muito abatidos. Por vezes suspiramos fundo, tentando entender a nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Você já se sentiu assim? O que você costuma fazer nessas horas em que o abatimento parece um fardo em suas costas? 

No Salmo 43 percebemos uma pessoa triste e aflita, mas que tem esperança e que busca solução. O texto diz: “Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus” (Sl 43.5). O salmista procura compreender os motivos de sua infelicidade e, acima de tudo, busca ajuda junto de Deus. Ele ora e revela desejo de ir ao Templo. Essa atitude serve como um excelente conselho para cada um de nós. 

É evidente que há dias em que nos sentimos abatidos. Mas também é evidente que, diante de uma situação difícil, algo precisa ser feito. É aconselhável desenvolver o autoconhecimento e buscar compreender os sentimentos, além de analisar as situações e os que estão ao nosso redor. Na maioria das vezes necessitamos da ajuda de outras pessoas, como amigos e profissionais da saúde. 

Talvez nossa tristeza seja consequência de expectativas erradas, de ilusões, doenças ou mesmo de injustiças, mas de nada vai adiantar ficarmos apáticos, com pena de nós mesmos. Isso apenas sugará ainda mais as nossas forças. Ainda que aparentemente não exista solução, ainda que a situação esteja além de nossas capacidades e forças, ainda assim, há esperança. A razão de nossa esperança é o poder e o amor de Deus que são revelados em Jesus, o Salvador. Que todos possamos buscar sua presença, certos de que ele sempre vem nos socorrer. Por isso, nele podemos confiar. 

Oremos: Querido Deus, somos gratos pelo teu amor. Por vezes nos sentimos tristes e injustiçados. Tu conheces o nosso coração. Ajuda-nos e habilita-nos a ajudar os que sofrem ao nosso redor. Em nome de Jesus. Amém.