Publicado em: 23 de agosto de 2023
Queremos ser mais responsáveis 

Para: quarta-feira, 23 de agosto de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 12.1-2 

“Deixem que Deus os transforme.” (Rm 12.2) 

 Tragédias acontecem também no Brasil. Mas, aqui, algumas tragédias poderiam ser evitadas se houvesse mais responsabilidade. O problema da responsabilidade começa quando colocamos os nossos próprios interesses acima de tudo. Quando preferimos o jeitinho mais fácil ou alguma vantagem particular, sem pensar no outro ou nas consequências de nossas escolhas. E agimos de forma errada ou deixamos de fazer o que deveríamos. 

Na verdade, toda irresponsabilidade é consequência do pecado. Desde a queda de Adão e Eva em pecado, o ser humano prefere agir por conta própria, pensando primeiro em si mesmo. E, assim, ao desprezar o plano do Criador de uma vida em harmonia com a natureza e com as outras criaturas, o que era para acontecer em perfeita harmonia, acaba virando uma tragédia. 

Mas mesmo em meio a tanta desgraça, ainda há graça. Não por nossa causa, mas tudo por causa da grande misericórdia de Deus. Jesus morreu para perdoar nosso desprezo ao Criador e as nossas irresponsabilidades. Mas Jesus também ressuscitou, para que nós sejamos transformados e conheçamos a perfeita vontade de Deus para nossa vida. O apóstolo Paulo escreveu: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Rm 12.2). Isso quer dizer que podemos ser transformados por Deus em pessoas mais responsáveis em nossa casa, no trabalho, na sociedade. 

Não queremos viver olhando para o próprio umbigo apenas, mas por causa da misericórdia de Deus por nós, nossa vida passará a ter um novo propósito, de amor. 

Oremos: Querido Pai, queremos uma vida melhor para nós mesmos e para os outros. Queremos ser responsáveis. Por causa de teu Filho Jesus, transforma nossa vida em algo muito melhor. Amém.