Publicado em: 26 de maio de 2021
Quem matou Jesus? 

Para: quarta-feira, 26 de maio de 2021
Texto: Atos 2.22-28  

E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram. (At 2.23) 

O apóstolo Pedro, cinquenta dias após a Páscoa, falando para uma multidão, relembrando a morte horrível de Jesus na cruz, fez uma afirmação repentina, taxativa e acusadora aos ouvintes: “E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram” (At 2.23). Sim, todos ali presentes foram acusados de terem sido cúmplices da morte de Jesus na cruz. 

Na história do mundo, a pergunta quem realmente matou Jesus? eventualmente ressurge. E discussões acaloradas acontecem. Enfim, muitas pessoas são apontadas como os autores dessa morte terrível que aconteceu no alto da cruz. Por outro lado, não se chega a uma conclusão definitiva dos autores reais dessa atrocidade. 

E a igreja cristã? O que ela pensa e confessa sobre quem matou Jesus? Na verdade, a igreja cristã sempre teve uma resposta clara e objetiva, pois os cristãos confessam: Jesus Cristo se encarnou pelo Espírito Santo na virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado”. A igreja confirma aquilo que o apóstolo Pedro afirmou: “E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram”. Mas, depois de três dias, Deus em seu poder ressuscitou Jesus, livrando-o do poder da morte. 

A terrível morte de Jesus na cruz, da qual todas as pessoas são cúmplices, traz um grande consolo a cada um de nós, revelado em ApocalipsePois foste morto na cruz e, por meio da tua morte, compraste para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, nações e raças” (Ap 5.9). Sim, ali na cruz, Deus mostrou-nos seu amor em Jesus, pois, em verdade, Cristo morreu carregando os nossos pecados. Somos, assim, filhos amados e queridos de Deus.  

Oremos: Amado Deus, que a trágica morte de Jesus na cruz, da qual somos cúmplices, nos console com a notícia de que fomos comprados por ti para sermos teus filhos neste mundo e na eternidade. Amém.