Publicado em: 15 de julho de 2018
Quem é o seu próximo?

Para: Domingo, 15 de julho de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 10.25-37

“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.” (Lc 10.27)

Imagine-se na história do Bom Samaritano. Você está passando na rua e vê uma pessoa muito machucada, com vários hematomas pelo corpo, sem poder se levantar. O que faria? Certamente você olharia com compaixão para a pessoa, ou até mesmo ligaria para o serviço de socorro médico. Depois seguiria o seu caminho normalmente.

Mas nem sempre é assim. Muitas vezes somos levados a duvidar do necessitado e ignoramos aqueles que nos pedem ajuda, ou negamos ajuda dando uma desculpa qualquer.

Agora, imagine-se novamente na história. Mas agora é você quem está no chão, cheio de hematomas e sem poder se levantar. Como se sentiria se alguém parasse para ajudá-lo? Obviamente, aliviado e esperançoso, pois o socorro está a caminho.

Em uma sociedade repleta de impostores, egoístas e aproveitadores, somos encorajados a ignorar aqueles que nos pedem ajuda. Mas Jesus nos encoraja a ajudar o próximo. Precisamos “fazer o bem sem ver a quem”, como diz o ditado popular. Jesus nos amou, mesmo sabendo que somos, na verdade, impostores, egoístas e aproveitadores. Ele não olhou para nosso mérito ao nos salvar, morrendo na cruz por nós. Ele nos salvou.

Hoje, agora, Jesus ainda quer salvar você. Ele nunca deixou de amá-lo. E vai continuar amando você. Ele nos diz: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo” (Lc 10.27). Creia em Jesus e ame-o de todo o seu coração, então você conseguirá amar ainda mais o seu próximo.

Oremos: Querido Pai celestial, não merecemos o teu amor, mas assim mesmo nos amas. Não merecemos o teu cuidado, mas assim mesmo cuidas de nós. Não merecemos a salvação, mas assim mesmo enviaste Jesus para nos salvar. Ajuda-nos a amar mais aqueles que estão ao nosso redor. Em nome de Jesus oramos. Amém.