Publicado em: 23 de outubro de 2022
Quem é o Messias? 

Para: domingo, 23 de outubro de 2022
Texto: Mateus 22.41-46  

“O que vocês pensam sobre o Messias?” (Mt 22.42) 

Certa vez, no caminho de uma viagem aos povoados próximos de Cesareia de Felipe, Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem o povo diz que eu sou?” E eles responderam: “Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas”. E, logo em seguida, Jesus perguntou: “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro, um dos discípulos ali presentes naquela ocasião, respondeu prontamente: “O senhor é o Messias!” (Mc 8.27-30). 

Pedro declarou que Jesus é o Messias. E você? O que você pensa sobre o Messias? Uma boa pergunta exige uma boa resposta. A resposta a essa questão mostra o que pensamos sobre Jesus. 

Em outra ocasião, situação e circunstâncias, o Evangelho de Mateus relata que Jesus perguntou aos fariseus: “O que vocês pensam sobre oMessias? De quem ele é descendente? — De Davi! — responderam eles” (Mt 22.42). 

A resposta é intencional e reveladora do que os mestres da lei pensavam sobre o Messias. Afirmar que ele era descendente do rei Davi era o mesmo que dizer que ele, Jesus, seria inferior ou menos importante do que Davi. No entanto, o próprio Davi havia declarado abertamente que o Messias era o Senhor dele. E Jesus perguntou a eles: “Portanto, se Davi chama o Messias de Senhor, como é que o Messias pode ser descendente de Davi?” Então aconteceu que “ninguém podia responder mais nada, e daquele dia em diante não tiveram coragem de lhe fazer mais perguntas” (Mt 22.45-46). 

Jesus é o Messias, o Salvador prometido no Antigo Testamento. Ele é o Cristo, o “ungido”, “separado”, “designado”, tão aguardado pelo povo, que veio para salvar os que nele creem e confiam. 

Oremos: Em ti, ó Cristo, cremos e confiamos. Tu és o Messias, o Cristo, o Filho do Deus vivo. Obrigado porque em ti, por graça e misericórdia, temos a salvação. Em teu santo nome. Amém.