Publicado em: 27 de janeiro de 2021
Quem é Jesus? 

Para: quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
Texto: Lucas 4.31-37 

“Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!” (Lc 4.34)

Quem é Jesus? De certa forma, parece que essa é uma pergunta fácil de responder. Até um homem que estava dominado por um demônio sabia a resposta. Ele disse: “Sei muito bem quem é você” (Lc 4.34). O curioso é que até o Diabo sabe responder corretamente a essa pergunta. 

Quem é Jesus? Nós poderíamos fazer um extenso documento para responder essa pergunta. O texto do Evangelho de Lucas, no capítulo 4, destaca algumas coisas que nos ajudam a formular uma resposta. 

Jesus é o Mestre, afinal, os que ouviram Jesus naquela ocasião, “estavam muito admirados com a sua maneira de ensinar” (Lc 4.32). Jesus é o professor que ensina sobre o amor de Deus, sobre amar a Deus e ao próximo, sobre pedir perdão e perdoar, sobre o único caminho para a vida eterna. 

Jesus é o Messias, “é o Santo que Deus enviou!” (Lc 4.34). Jesus é o escolhido de Deus e enviado para perdoar e salvar os pecadores. Mas não basta apenas saber quem é Jesus, é preciso crer nele. Por meio da Palavra de Deus, o Espírito Santo dá a fé em Jesus e muitas outras bênçãos. 

Jesus é Deus. Ele tem “autoridade e poder” (Lc 4.36). Jesus ensina com autoridade divina. Ele não é somente um profeta: é o próprio Deus falando. Jesus é Deus e tem poder sobre a criação. Ele usa o seu poder para cuidar e abençoar. 

É da vontade de Deus que todos creiam em Jesus e recebam o presente da vida eterna. Jesus veio para ser o nosso amigo e quer nos reconciliar com Deus. Ele veio para estar conosco em todos os momentos da vida, especialmente quando mais precisamos. 

Como é bom conhecer Jesus e saber que ele nos ama! Como é bom ter a fé em Jesus e saber que ele é nosso Deus! 

Oremos: Amado Deus, obrigado por dares e manteres a fé em Jesus, por meio da tua Palavra! Dá saúde aos doentes e anima os abatidos. Em nome de Jesus. Amém.