Publicado em: 28 de novembro de 2021
Quem é ele? 

Para: domingo, 28 de novembro de 2021
Texto: Mateus 21.1-11 

“Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada, e o povo perguntava: — Quem é ele?” (Mt 21.10) 

Qual é a razão da população de Jerusalém, ao ver Jesus entrando na cidade, perguntar: “Quem é ele?” (Mt 21.10). O motivo para tal questionamento pode ser o seu total desconhecimento sobre Jesus. Ou pode ser porque as pessoas estavam admiradas por Jesus estar sendo tão aclamado. Também pode ser um deboche que visava anular a homenagem que prestavam a Jesus.  

Naquela ocasião, a resposta veio rapidamente. Da multidão de peregrinos eufóricos com a sua presença pode-se ouvir: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”. Talvez eles estivessem convictos dessa verdade ou simplesmente era o que lhes veio à mente. O importante é que essa era e é a resposta certa. Diante deles estava o prometido por Deus para salvar a humanidade, que se dirigia a Jerusalém para a concretização de sua missão. Na semana que se seguiu, ele foi crucificado e morto. Ao terceiro dia ele ressuscitou, dando a garantia de que o projeto de salvação estava concretizado. 

Cada pessoa precisa saber quem é Jesus. Ele tomou sobre si a missão que faz diferença na vida de qualquer um. A paz com Deus só é possível por meio de Cristo. Ele é o enviado de Deus para cumprir a promessa divina de reconciliação do pecador com o Criador. O que Deus oferece por meio de Cristo é único. O apóstolo Pedro afirmou: “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos” (At 4.12). 

A dúvida pode surgir a cada dia, por isso é necessário que se retorne para a mensagem do evangelho que fala do amor de Deus revelado em Cristo. Tenhamos sempre viva a resposta de que Jesus é o Filho de Deus, nosso Salvador. E que não nos cansemos de falar disso a quem estiver ao nosso alcance. 

Oremos: Obrigado, ó Deus, por teu Filho, o Salvador. Amém.