Publicado em: 08 de novembro de 2023
Que dia!

Para: quarta-feira, 08 de novembro de 2023
Texto: Amós 9.13-15 

“Está chegando o dia.” (Am 9.13) 

Muitos eventos são previsíveis, mas não precisos em sua data. A morte é um exemplo que muito bem ilustra a situação. Ela é certa para todos, mas não precisa em sua data. O final dos tempos também é assim e, para a maioria das pessoas, causa medo e apreensão.  

O profeta Amós aponta para um evento que está chegando. Um evento grandioso, repleto de bênçãos, esperança e vida. “Está chegando o dia” (Am 9.13), proclama o profeta. Existe muito falatório em torno desse evento. Há muitas interpretações diferentes e algumas sem nenhum sentido. Para nós, antes de tudo, este evento fala do Reino, do Reino de Deus. Um Reino grandioso, onde Cristo é o Rei e oferece bênçãos em abundância, a ponto de não ser possível consumir todas elas. 

Temos aí, portanto, uma fala evangélica, cheia de amor e dádivas. Deus, por meio de seu profeta, anuncia esperança e abundância, para o seu sofrido, amargurado, mas também amado, povo. E o mais importante: essa notícia persiste até hoje e é válida para todos nós. A abundância está no Cristo, o Filho de Deus, que não tem limites em seu amor e poder. Ele entrou na realidade humana para trazer perdão, vida e salvação. Para trazer sentido e propósito para a vida de todos nós.  

Não precisamos mais viver no exílio, na escravidão, na escassez. Deus oferece tudo para nós, inclusive a vida, que nunca terminará. Então, não precisamos temer quando chegar aquele dia, pois em Cristo, também ele já foi superado. Diante disso, não há por que temer e ficar ansioso diante da realidade da morte ou dos tempos do fim. Temos aí apenas um momento de passagem para uma outra realidade, ainda mais bonita, mais abundante e plena: o Reino dos céus. 

Oremos: Senhor, que tua abundância seja a nossa e que a nossa maior abundância sejam a fé e o amor, para que possamos viver bem, agora e para sempre. Em nome de Jesus. Amém.