Publicado em: 17 de janeiro de 2024
Qual é o seu valor? 

Para: quarta-feira17 de janeiro de 2024
Texto:  

“Deus comprou vocês por um preço; portanto, não se tornem escravos de seres humanos.” (1Co 7.23)  

É comum ouvirmos que hoje em dia as pessoas valorizam mais o “ter” do que o “ser”, como se o valor de uma pessoa estivesse ligado ao seu dinheiro ou status social. Contra essa visão, outros afirmam que o verdadeiro valor de alguém está no que a pessoa é, e não no que ela tem. Qual é o seu valor? Onde está a sua etiqueta de preço? 

Na Bíblia Deus tem duas notícias sobre o seu valor, uma boa e outra má. A má notícia é que você, assim como todas as outras pessoas, não vale nada. Nem o que você tem, e nem o que você é, têm grande valor a ponto de alguém decidir abrir mão de tudo só para que você esteja bem. O triste fato é que nosso real valor pode até ser escondido numa bonita embalagem, mas por dentro todos temos o pecado, que nos deprecia, nos faz apodrecer. Nesse sentido, somos todos “farinha do mesmo saco”. 

Mas a Bíblia tem também uma ótima notícia sobre o nosso valor. Ela nos diz que, apesar de não sermos as coisas mais valiosas do universo, Deus decidiu entregar sua vida por nós na cruz, a fim de poder nos comprar. O preço do pagamento foi o corpo e sangue de Jesus Cristo. Nenhuma transação comercial poderá superar o preço pago por Deus para salvar você. E é desse pagamento, da morte de Cristo na cruz, que você deve entender qual é o seu valor. Ele morreu por nós pagando o preço mais alto, mesmo sem valermos nada, porque ele decidiu nos valorizar mais do que tudo. Sobre essa compra, a Bíblia diz: “Deus comprou vocês por um preço; portanto, não se tornem escravos de seres humanos” (1Co 7.23). Por isso, vivamos a nossa vida como pessoas compradas por Deus, sabendo que o nosso valor vem dele, e não de padrões humanos. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por me comprares com a morte de cruz. Ajuda-me a não achar que sou valioso demais a ponto de merecer teu sacrifício, e nem a duvidar que teu amor é grande demais a ponto de decidir me comprar. Em nome de Jesus. Amém.