Publicado em: 30 de abril de 2022
Qual é o preço? 

Para: sábado, 30 de abril de 2022
Texto: 1Pedro 1.17-25  

“Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha.” (1Pe 1.19) 

Qual é o preço médio da cesta básica no Brasil? Talvez hoje a resposta seja diferente da resposta de amanhã. Inflação e preços altos têm dificultado o acesso à compra de vários produtos básicos. 

Na época em que Pedro escreveu a carta que hoje está registrada na Bíblia, havia um preço que poderia ser pago não por um produto qualquer, mas para proporcionar a liberdade de uma pessoa escrava ou de um prisioneiro de guerra. Normalmente o pagamento para esse ato era feito com ouro ou prata. 

O que nos leva a perguntar: qual é o preço da nossa liberdade? Será que é possível pagar por ela? Pedro afirmou que para conquistar a nossa liberdade espiritual não foi usado ouro ou prata. Ele explicou que desde o nosso nascimento temos em nosso coração algo que nos aprisiona, que é a maldade do próprio coração humano. E quem poderia pagar ou conquistar para nós a liberdade? O apóstolo escreveu a resposta: “Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha” (1Pe 1.19).  

Jesus veio a este mundo para morrer em uma cruz. A comparação com o cordeiro lembra que ele fez isso voluntária e perfeitamente, entregando a sua vida para nos dar liberdade eterna. O preço pago foi alto, foi a vida de Jesus. 

Mas se a conta já está paga, o que faremos então? Agradeçamos a Deus por nos fazer seus filhos, salvos e libertos da escravidão dos nossos maus desejos. E, como consequência desse ato de amor de Deus por nós, amemos “uns aos outros com todas as forças e com um coração puro” (1Pe 1.23). Qual é o preço? Isso não importa, pois ele já foi pago por Jesus. Que boa notícia: somos livres! 

Oremos: Bondoso Deus, obrigado por enviares teu filho Jesus para pagar o preço pela nossa vida. Orienta-nos a viver esse amor que recebemos de ti, doando a nós mesmos em amor uns pelos outros. Em nome de Jesus. Amém.