Publicado em: 22 de março de 2020
Qual é a vontade de Deus? 

Para: domingo, 22 de março de 2020
Texto: João 3.14-21

Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. (Jo 3.17) 

Um dos versículos mais conhecidos e decorados da Bíblia é o riquíssimo texto de João 3.16: Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”. Esse versículo também é chamado de minibíblia, pois o seu conteúdo é o resumo da ação amorosa de Deus para com a humanidade.  

Entretanto, poucos se lembram do que vem logo depois, no versículo 17“Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo” (Jo 3.17). Esse versículo também é muito importante pois ele resume qual é a vontade e propósito de Deus ao enviar Jesus: salvar o mundo e não condená-lo. Ao querer ter uma vida que agrade a Deus, precisamos saber qual é a sua vontade, e esse versículo reafirma que a sua vontade é um ato de grande misericórdia e amor pela humanidade, salvando-a por meio da crucificação de Jesus.  

Infelizmente muitos acreditam que Jesus é apenas um ser humano, apenas um exemplo ou um mestre moralista que ensina o que se deve fazer ou não. Outros ainda tem a ideia de que Jesus virá castigar todos, sem distinção. Mas esse versículo deixa claro que não é da vontade de Deus que as pessoas sejam condenadas. Pelo contrário, o propósito da vinda de Jesus ao mundo foi salvar a humanidade, como manifestação da graça de Deus. 

Que neste tempo da quaresma, quando reconhecemos os nossos pecados, reconheçamos também a maravilhosa vontade de Deus. O próprio Jesus afirma: Pois a vontade do meu Pai é que todos os que veem o Filho e creem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei” (Jo 6.40). 

Oremos: Misericordioso Pai, eu reconheço que sou pecador. Que eu possa sempre viver na alegria do perdão e da salvação eterna que teu Filho conquistou na cruz. Acima da minha vontade, que seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Amém.