Publicado em: 25 de junho de 2022
Qual a finalidade da lei? 

Para: sábado, 25 de junho de 2022
Texto: Romanos 7.7-13  

“O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não!” (Rm 7.7) 

Para que serve a lei? Poderíamos dizer de forma simples que a lei serve para manter a ordem no mundo e punir o transgressor quando este não a obedece. Ao punir o transgressor a lei se torna má? Não. Ela aponta os erros e os pecados que as pessoas cometeram ou cometem. Pois, pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. 

Nós aprendemos que a lei de Deus tem três finalidades: freio, espelho e norma. Como freio, impede as nossas más ações. Como espelho, mostra como somos vistos por Deus – pecadores por pensamentos, palavras, ações e omissões. E finalmente, como norma, mostra como devemos viver para sermos agradáveis a Deus. Portanto, a lei não é pecado. 

A lei é santa e boa, porque vem de Deus. Mas ela não pode nos tornar santos e nem nos conduzir ao céu. Por quê? Porque nós não conseguimos cumprir a lei de Deus perfeitamente. O ser humano não consegue, é impossível. Por isso, diante da lei, estamos condenados eternamente ao inferno.   

Mas, graças a Deus, alguém cumpriu perfeitamente a sua lei em nosso lugar e através desse cumprir conquistou a nossa salvação. Esse alguém é Jesus Cristo, o filho de Deus, que foi fiel a Deus em tudo. Ele não cometeu nenhum pecado, nem por pensamento, palavra, ação ou omissão. Ele foi santo e justo. E todo aquele que crê em Jesus e na sua obra redentora tem o perdão completo e perfeito de seus pecados e a vida eterna garantida no céu, pois foi isso que Jesus conquistou para nós através de uma vida perfeita, santa, justa e sem pecados.          

Oremos: Senhor Jesus, concede que diariamente olhemos para a tua santa lei, nos orientemos por ela e vivamos de acordo. Sabemos que não a cumprimos, mas confiamos na obra redentora de Cristo por nós. Por isso, dá-nos dia a dia a certeza do perdão e da salvação. Em nome do Salvador Jesus. Amém.