Publicado em: 30 de agosto de 2020
Pureza e impureza 

Para: domingo, 30 de agosto de 2020
Texto: Marcos 7.14-23  

Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. (Mc 7.15) 

No que diz respeito à nossa saúde física, precisamos ter cuidado e sermos bem orientados a respeito do que comemos e bebemos para não ingerirmos alimentos ou bebidas que possam nos causar mal. No entanto, no que concerne à nossa vida espiritual, Jesus ensina que nós não somos contaminados por alimentos ou outras coisas que entram em nosso organismo, mas sim por nossa própria inclinação ao pecado e, em consequência dele, a prática do mal. 

Por um lado, esse ensinamento de nosso Senhor, expõe, entre outras coisas, a inutilidade de nossas desculpas e rejeita as nossas alegações de que outros, sejam alimentos, pessoas ou quaisquer coisas, sejam os responsáveis por nossas faltas, falhas, erros e fracassos. Afinal, tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura” (Mc 7.15). 

Por outro lado, Jesus, em sua graça e misericórdia, não se limita a nos condenar por causa disso. Ele também nos liberta! Pelas suas promessas e pelo cumprimento de sua obra sacrificial e redentora na cruz, ele perdoa o nosso pecado, desde essa nossa inclinação natural até os atos pecaminosos que praticamos, e nos reconcilia com o Pai. 

Se o que nos torna impuros espiritualmente não vem de fora, mas de nós mesmoso que nos torna puros, no sentido de perdoados e renovados, não vem de nós mesmos. Nesse caso, sim, vem de fora. Vem de Jesus Cristo e da sua obra em favor de nós! 

OremosBondoso Pai celestial, renova-nos diariamente pela tua Palavra, dando-nos corações limpos. E pelo teu Santo Espírito, concede-nos o dom de, em nossas palavras e ações, refletirmos a tua glória e o teu amor. Mediante Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Amém.