Publicado em: 03 de dezembro de 2020
Provação 

Para: quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Texto: Salmo 66.1-12 

“Ó Deus, tu nos puseste à prova. Como a prata é provada pelo fogo, assim nos provaste. (Sl 66.10)

Uma boa parte de nossas orações consiste de pedidos por coisas boas: que Deus nos dê saúde, conceda alegria em nossos relacionamentos, preserve os nossos bens. Gostaríamos de evitar as dificuldades e ser poupados de coisas más. Mas será que tudo o que nos sucede de ruim é castigo de Deus ou obra do inimigo? 

O Salmo 66 exalta a Deus e os seus feitos. Sobretudo, as suas obras são notáveis na redenção do seu povo, Israel, que atravessou o Mar Vermelho e o rio Jordão a pé, sendo resgatado do Egito e levado à terra prometida. No entanto, após aqueles crentes serem salvos, foi necessário que passassem por dificuldades e privações, para que aprendessem a ser fiéis ao Senhor, abandonando a idolatria dos falsos deuses. Por isso o salmista escreveu: “Ó Deus, tu nos puseste à prova. Como a prata é provada pelo fogo, assim nos provaste” (Sl 66.10).  

Embora grandes e notórios, os feitos de Deus no Antigo Testamento empalidecem diante daquilo que ele realizou no Novo TestamentoA sua redenção veio por meio do seu Filho Jesus, que atravessou a própria morte, garantindo a vida eterna a quem nele crê. Não obstante, nós cristãos teremos que passar por provações, que servem não para castigar mas para fazer com que abandonemos os ídolos aos quais o nosso coração se apega e aprendamos a depender mais de Deus dia a dia. 

É claro que você deve continuar a orar por coisas boas. Mas agradeça e confie também em meio à provação, como nos ensina a Palavra de Deus: “Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! (Tg 1.2-4). 

Oremos: Querido Deus, louvado sejas pelos teus grandes feitos. Tremenda é a tua salvação por meio de Jesus. Fortalece a nossa fé em meio à provação e dá-nos gratidão pela tua obra em nossa vida. Amém.