Publicado em: 18 de fevereiro de 2021
Proteção real 

Para: quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
Texto: Salmo 91.1-13  

“Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti.” (Sl 91.2)

Quando observamos hábitos ligado à fé, é possível verificar a busca por algo que possa dar proteção: um número, uma roupa, uma planta, ou até uma caneta. Até mesmo entre aqueles que afirmam ser cristãos, é possível observar o uso de objetos ou a prática de crenças que se apegam a uma atitude ou algo material, como se aquilo fosse um talismã, ou seja, algo que pode fornecer poder, energia e benefícios específicos ao possuidor. 

Hábitos assim são observáveis em relação ao Salmo 91, pois, em muitos estabelecimentos comerciais ou residências é possível ver a Bíblia aberta nesse salmo. De acordo com relatos de quem tem esse hábito, busca-se uma superproteção. Nesse caso, o uso da Bíblia ocorre como se ela fosse um talismã. 

O próprio Salmo 91, no entanto, nos ajuda a responder esse equívoco e a resolvê-lo: Deus é quem cuida de nós! Sim, ele cuida da nossa vida e deseja que confiemos a nossa existência aos seus cuidados, buscando abrigo em seu amor. Por isso, só podemos olhar para o salmo e concordar com a verdade que ele expressa: “Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti (Sl 91.2). 

Embora sejamos inseguros pecadores, por meio desse salmo somos lembrados de que não precisamos de talismãs: nossa maior bênção é saber que somos amparados sob os cuidados de Deus. Deus nos revela o seu amor e proteção não somente no Salmo 91, mas em toda a Bíblia. E nela vemos que, por nos amar tanto, Deus quer nos proteger da condenação ao inferno. Por isso Jesus foi enviado para morrer por nós e vencer a morte. 

Na proteção do perdão e amor de Deus podemos sempre nos abrigar! 

Oremos: Senhor Deus, tantas vezes acreditei em coisas que não combinam com aquilo que nos ensinas por meio da Bíblia. Que tua Palavra me ajude a enxergar os meus erros, mas, acima de tudo, a enxergar o teu amor e cuidado por mim. Em nome de Jesus. Amém.