Publicado em: 26 de outubro de 2022
Promessas 

Para: quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Texto: Miqueias 2.5-13  

“O profeta que essa gente prefere é aquele que anda pregando mentiras e falsidades, prometendo vinho e cerveja para todos.” (Mq 2.11) 

Nós estamos sempre rodeados de promessas. Elas acompanham a história da humanidade. Mudam os tempos, mas as promessas estão por todos os lados. São as campanhas eleitorais, as palavras apaixonadas ou ainda o que dizemos e escrevemos para nós mesmos a cada início de ano. Infelizmente, vivemos numa cultura em que as pessoas querem ouvir coisas boas o tempo todo, mesmo que não seja verdade. Muitas pessoas gostam de ouvir aquilo que dificilmente se tornará realidade. 

O profeta Miqueias é mais um dos profetas do Antigo Testamento que foi muito realista nas palavras dirigidas ao povo. Ele não era adepto de simplesmente dizer o que as pessoas queriam ouvir. Podemos ver a sinceridade dele quando disse: “Portanto, quando a Terra Prometida for repartida de novo entre o povo do Senhor Deus, nenhum de vocês receberá nenhuma parte dela” (Mq 2.5). Ele seria eleito com essa sinceridade? Ele se tornaria o “queridinho” das redes sociais?  

Em seguida, Miqueias denunciou os pecados do povo de sua época, chamando-os de desonestos e sem-vergonhas. Sabendo que as pessoas queriam que ele parasse de dizer a verdade, com ousadia e sendo fiel a Deus, ele alertou e desabafou: “O profeta que essa gente prefere é aquele que anda pregando mentiras e falsidades, prometendo vinho e cerveja para todos” (Mq 2.11). 

O Senhor Deus nunca prometeu o céu na terra. Ele não é adepto do tipo de promessas que afirmam que o cristão não vai passar por problemas, que o cristão está isento de sofrimentos. A grande promessa dele foi enviar o Salvador, o seu filho Jesus Cristo e, pela fé nele, nossos pecados são perdoados e somos salvos eternamente. 

Oremos: Querido Deus, obrigado pela promessa de perdão, paz e vida eterna que temos quando cremos no teu filho Jesus. Mantém-nos firmes nesta fé e livra-nos daqueles que prometem o que não podem cumprir. Por Jesus. Amém.