Publicado em: 18 de julho de 2018
Promessas e perdão

Para: Quarta-feira, 18 de julho de 2018

Leia em sua Bíblia: Gênesis 17.1-8

“Eu farei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes.” (Gn 17.2)

Quebrar promessas pode abalar qualquer amizade. Não é raro vermos amigos de longa data rompendo as relações por causa de negociações. Empréstimos não pagos, fracasso em sociedade de empresas e outras traições são dinamites numa amizade. Herança e partilha de bens podem gerar inimizade até entre irmãos!

Nosso pecado também rompe as relações com Deus. Quantas vezes não falhamos com Deus? Atire a primeira pedra quem nunca pecou. Ninguém é capaz de bater no peito e dizer: “Eu nunca falhei com Deus”, pois todos pecamos e estamos afastados de Deus. Felizmente, Deus não é igual a nós. Ele nunca falha e jamais nos decepciona. Um exemplo da fidelidade de Deus é a história de Abraão.

Cerca de 3.500 anos atrás, Deus havia firmado um acordo com Abraão de abençoá-lo com muitos descendentes: “Eu farei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes” (Gn 17.2). Deus cumpriu sua palavra e hoje vemos os descendentes de Abraão nos árabes e judeus. Mas, o que isso tem a ver com os outros povos? Com a gente, aqui no Brasil?

Além de prometer muitos descendentes a Abraão, Deus disse que “todas as famílias da terra seriam abençoadas” por meio dele. Todas as famílias, inclusive a sua! Deus cumpriu essa promessa quando enviou seu Filho para nascer como um ser humano. Jesus é descendente de Abraão e, por meio da morte de Jesus, todas as famílias foram abençoadas com perdão e reconciliação com Deus Pai. Mesmo diante de nossas traições e pecados, Deus cumpre sua palavra. Nossa amizade com Deus só existe e resiste porque ele é fiel a suas promessas e bondoso a ponto de perdoar nossas falhas.

Oremos: Querido Deus, perdoa-nos quando pecamos e falhamos em cumprir nossas promessas. Graças te damos por tua fidelidade em manteres a tua promessa de enviar Jesus para nos conceder perdão. Amém.