Publicado em: 12 de fevereiro de 2023
Promessas e mais promessas

Para: domingo, 12 de fevereiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 5.33-37

“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer’.” (Mt 5.33)

O ser humano promete muito e cumpre pouco. Promete: “Amanhã passo na tua casa!” O amanhã chega e a promessa não foi cumprida. A situação é tão complexa que nós dificilmente acreditamos em alguém que nos faz uma promessa, pois nós sabemos que existe pouca probabilidade dessa promessa ser cumprida.

Jesus, diante da falta de compromisso dos homens, alerta: “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer’.” (Mt 5.33).

Apesar da admoestação e da orientação de Jesus continuamos quebrando as nossas promessas de fidelidade a Deus e ao nosso próximo feitas no dia de nosso batismo, no dia do casamento e tantas outras promessas. A realidade é cruel, pois nós não cumprimos perfeitamente as nossas promessas. O único que cumpriu todas as suas promessas, foi Deus. Deus não quebrou a sua promessa, feita a Adão e Eva no dia da queda em pecado, de enviar um salvador para tirar o ser humano da situação de condenação na qual ele próprio se colocou.

Deus foi fiel a todas as suas promessas e no tempo certo enviou o seu único filho Jesus Cristo para nascer como ser humano, igual a nós, e ser castigado e morto em nosso lugar para que nós não fôssemos castigados. Enfim, todas as promessas feitas por Deus foram cumpridas. Ele foi fiel!

Por isso, nós podemos continuar confiando que ele cumprirá a sua última promessa: buscar todos aqueles que creem em seu filho Jesus Cristo para morar com ele por toda a eternidade no céu. Os cristãos esperam ansiosamente o cumprimento dessa promessa, pois sabemos que neste dia estaremos indo para a nossa verdadeira casa no céu.

Oremos: Querido Jesus, dê-nos força para que nós possamos cumprir as nossas promessas feitas a cada dia. Em teu nome. Amém.