Publicado em: 15 de outubro de 2018
Promessas de Deus na reconciliação com o irmão

Para: Segunda, 15 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Gênesis 32.9-12

“Lembra que prometeste que tudo me correria bem.” (Gn 32.12)

A história bíblica dos irmãos Jacó e Esaú nos leva a pensar sobre relacionamentos difíceis. Jacó, após ter se passado pelo irmão e recebido a bênção do pai, teve que fugir, pois Esaú queria matá-lo. Situação muito difícil, com certeza. Após muitos anos morando longe um do outro, os dois constituem famílias e agora vão se reencontrar. Como será esse encontro?

Jacó teve a iniciativa, porém estava receoso. Diante da expectativa do reencontro com o seu irmão, sua única esperança estava em Deus. Por isso ele faz uma oração a Deus afirmando que confiava nas suas promessas. E o faz com convicção, dizendo: “Lembra que prometeste que tudo me correria bem” (Gn 32.12). Isso foi decisivo para Jacó diante da situação difícil em que ele se encontrava.

Os relacionamentos entre irmãos nem sempre são fáceis, pois lidamos com diferentes opiniões, sentimentos e épocas dos respectivos nascimentos; e ainda contamos com um contexto familiar que nem sempre é favorável. Tudo isso pode criar situações complicadas e difíceis dentro da família. À medida que os filhos crescem, com maturidade vão resolvendo as suas diferenças. Isso é o esperado. Entretanto, nem sempre é assim. Até mesmo quando adultos muitos ainda alimentam sentimentos de mágoa um do outro por coisas que aconteceram no passado. Por isso, a reconciliação se torna necessária e urgente para que todos possam viver em paz.

Nesse sentido Deus tem um papel muito importante. Ele revela o seu amor em Jesus, que deu a sua vida para nos reconciliar com ele. Jesus morreu para perdoar os nossos pecados e nos salvar. A partir do perdão de Jesus, também podemos nos perdoar mutuamente e viver em paz uns com os outros. Podemos permanecer seguros nas promessas de Deus.

Oremos: Senhor Jesus, tira de mim todo sentimento ruim de mágoa ou ressentimento que eu tenha de algum familiar. Perdoa-me e capacita-me a perdoar também. Amém.