Publicado em: 27 de novembro de 2020
Promessa cumprida 

Para: sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Texto: Jeremias 33.14-16 

O Senhor disse ainda: — Está chegando o tempo em que vou cumprir a promessa que fiz ao povo de Israel e de Judá. (Jr 33.14)

Nos dias de hoje é difícil acreditar em uma promessa. As pessoas fazem muitas promessas que, com o passar do tempo, facilmente são esquecidas. As pessoas fazem promessas de fidelidade no casamento, promessas de pagamento de uma dívida, promessas de trabalho, promessas em campanhas eleitorais, promessas de amizade eterna. Porém, percebemos que é difícil confiar nas promessas feitas pelo ser humano, pois muitas pessoas não cumprem o que prometeram e muitas dessas promessas são quebradas. 

Mas com Deus é diferente! O profeta Jeremias nos lembra da promessa que Deus fez de livrar o seu povo por meio de um Renovo da raiz de Davi, ou seja, de um descendente do grande rei Davi. Deus prometeu enviar um Salvador, um novo Rei, a um povo sem esperança, perdido e condenado. A esse povo, desiludido e sem esperança, Deus prometeu: “Está chegando o tempo em que vou cumprir a promessa que fiz ao povo de Israel e de Judá” (Jr 33.14). 

Esse tempo chegou e Deus cumpriu a sua promessa: ele enviou o seu próprio Filho, Jesus Cristo, ao mundo. E Jesus sofreu e morreu pelo ser humano perdido e condenado. Por isso, todo aquele que crê em Jesus, e o tem como o seu único e suficiente Salvador, pode crer na promessa de salvação e vida eterna que ele faz, pois, esse Jesus que veio ao mundo como um ser humano, sofreu e morreu em lugar de todos os pecadores para nos perdoar e nos dar a vida eterna de graça. 

Deus é fiel! Ele cumpriu a sua promessa de enviar o Salvador e também cumprirá a promessa de nos salvar. Essa promessa nos consola e conforta diante das adversidades do dia a dia. 

Oremos: Bondoso Deus, mantém-nos confiantes em todas as tuas promessas, especialmente na promessa da salvação em Jesus Cristo. Amém.