Publicado em: 17 de agosto de 2018
Profetas que enganam o povo

Para: Sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Leia em sua Bíblia: Jeremias 23.16-29

“O Senhor Deus disse: — Eu não enviei esses profetas, nem lhes dei nenhuma mensagem. Mas assim mesmo eles saíram correndo e falaram em meu nome.” (Jr 23.21)

Nas últimas décadas pudemos observar a multiplicação de novas denominações religiosas em nosso país. Elas surgem com os mais diferentes nomes, doutrinas e práticas. Diante de tantos pregadores, ensinos e doutrinas divergentes, a pergunta que salta aos olhos é: será que todos esses líderes são profetas realmente enviados por Deus?

É claro que a mensagem da Palavra de Deus não está presa ou sujeita a uma denominação religiosa. Logo, ela não é propriedade exclusiva desta ou daquela denominação ou pregador. No entanto, o próprio Deus alerta em sua Palavra que nem todo aquele que se diz profeta de Deus de fato é.

No livro de Jeremias, capítulo 23, versículo 21, Deus fala a respeito de profetas que enganavam o povo. Ele diz: “Eu não enviei esses profetas, nem lhes dei nenhuma mensagem. Mas assim mesmo eles saíram correndo e falaram em meu nome”. Um pouco antes, no versículo 16, o Senhor Deus alerta o povo dizendo: “Não escutem o que os profetas dizem, pois eles estão iludindo vocês com falsas esperanças. Dizem coisas que eles mesmos inventam e não aquilo que eu falei”.

Iludir o povo com falsas esperanças e inventar ensinos alheios à real mensagem de Deus são características de falsos profetas. Por isso, a melhor forma de não ser enganado é confrontar a mensagem do profeta com a própria Escritura Sagrada. Nela encontramos a mensagem do amor de Deus por nós.

Profetas verdadeiros não iludem as pessoas com falsas esperanças de paz e prosperidade terrena; antes, chamam ao arrependimento e proclamam a Cristo, o perdão dos pecados e a salvação eterna que Deus oferece de forma gratuita por meio de Jesus.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pela Bíblia que é a tua palavra fiel. Ajuda-me a compreender a verdade que vem de ti e não permitas que eu seja enganado por falsos profetas. Amém.