Para: terça-feira, 24 de junho de 2025
Texto: Salmo 91.1-4
“A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: ‘Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti’.” (Sl 91.1-2)
Você se sente seguro física, emocional e espiritualmente? É muito comum associarmos a falta de segurança a um sentimento de medo, que pode variar da ansiedade controlável a um pânico. Frente a sentimentos de insegurança e medo, normalmente nos lançamos em busca de algo que possa amenizar a fragilidade que a insegurança e o medo geram. Não é incomum as pessoas buscarem refúgio em coisas e crenças que acabam sendo amuletos e que, ao invés de dissipar esse estado de fragilidade, acabam escravizando as pessoas. Devido a circunstâncias que nos escapam do controle, é praticamente impossível evitar o sentimento de insegurança e medo em nossa vida. Não bastassem os perigos ocultos, precisamos ainda lidar com doenças avassaladoras. O que devemos fazer? A quem apelar? Onde podemos nos refugiar?
O Salmo 91 diz assim: “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: ‘Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti’” (Sl 91.1-2). Esse texto é um chamado a encontrarmos refúgio no Senhor quando o medo bate à porta. Não se trata de um amuleto, mas de um ato claro de confiança no Senhor Deus, que nos livra das armadilhas sutis do mundo que nos afetam com ataques súbitos. Muito mais do que nos livrar de uma avalanche de dificuldades, o Deus Altíssimo é presente em nossa vida com a graça do perdão, que cura a enfermidade do pecado que nos faz perecer não apenas neste mundo, mas eternamente.
Confie em Deus, pois a fidelidade dele protege você como um escudo e sob o cuidado de Deus você encontra segurança.
Oremos: Todo-Poderoso Deus, motiva-nos por tua graça a buscarmos a tua presença, na qual encontramos alívio e proteção, esperança e salvação. Livra-nos de todo o mal que nos faz reféns da insegurança e do medo. Amém.