Publicado em: 17 de novembro de 2018
Proatividade frente ao retorno de Cristo

Para: Sábado, 17 de novembro de 2018

Leia em sua Bíblia: 2 Tessalonicenses 3.6-13

“Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos com insistência a essas pessoas que vivam de um modo correto e trabalhem para se sustentar.” (2Ts 3.12)

Como apóstolo e pai espiritual dos cristãos de Tessalônica, Paulo utilizou sua autoridade para colocar limites. Alguns cristãos estavam abusando da promessa do retorno de Jesus. Eles argumentavam que o retorno aconteceria logo e que, por isso, não precisavam mais trabalhar. Pensavam mais ou menos assim: “Ora, se Cristo vai chegar em breve, para que nos estressarmos? Vamos viver tranquilos até o seu retorno”. Preguiçosos, viviam da ajuda das demais famílias da igreja. E isso era pesado! Então Paulo ordena: “Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos com insistência a essas pessoas que vivam de um modo correto e trabalhem para se sustentar” (2Ts 3.2).

Deus valoriza o trabalho das pessoas. Todos podem trabalhar e produzir para o seu sustento e bem-estar, bem como para o Reino de Deus. A ociosidade não é uma virtude. Antes, muito mais saudável é ocupar-se com coisas úteis e proveitosas. O paternalismo não é a solução para os desordenados e preguiçosos. No entanto, eles podem ser ajudados. Paulo manteve um distanciamento disciplinar no intuito de levá-los ao arrependimento e mudança de comportamento. Mas podemos também conversar e orar pelos que vivem de forma semelhante.

O trabalho foi instituído pelo Criador no Éden a fim de participarmos na sua criação. Usar nossa criatividade é um desejo dele. Devemos esperar a vinda do Salvador Jesus ativamente, sem preguiça. Deus, que nos deu talentos e habilidades, nos abençoará em tudo.

Oremos: Pai celestial, eu te agradeço, pois no batismo tu entraste na minha vida, unindo-me com a vida de Cristo, e me escolheste para ser cidadão no teu Reino. Eu louvo-te por essa herança, pela minha família e igreja. Ajuda-me a usar com disposição os dons que me deste, tanto no trabalho secular quanto no cristão. Amém.