Publicado em: 23 de fevereiro de 2021
Prestar atenção 

Para: terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Texto: Jeremias 26.1-6  

Pode ser que eles deem atenção e abandonem os seus maus caminhos. Se isso acontecer, então eu mudarei de ideia a respeito da desgraça que estou planejando fazer cair sobre eles por causa das suas más ações. (Jr 26.3) 

Nós poderíamos evitar muitos sofrimentos se prestássemos mais atenção. Quando estamos viajando e um policial rodoviário nos manda parar, muitas coisas passam pela nossa cabeça. Após revisar toda a documentação e fazer uma inspeção, ele nos lembra de que os faróis deveriam estar acesos ou, então, que a velocidade permitida era de oitenta quilômetros por hora e estávamos acima dela. E sabemos que a nossa desatenção vai custar caro. 

Jeremias foi chamado por Deus para que lembrasse ao povo a necessidade de prestar atenção e fazer a coisa certa. Deus lhe recomendou: “Não deixe de dizer nada do que eu mandei” (Jr 26.2). Mas o povo de Deus insistia em ser rebelde, em fazer a sua própria vontade e, em resumo, em viver do seu jeito. O Senhor, então, mostrou ao profeta essa obstinada teimosia do povo e disse“Pode ser que eles deem atenção e abandonem os seus maus caminhos. Se isso acontecer, então eu mudarei de ideia a respeito da desgraça que estou planejando fazer cair sobre eles por causa das suas más ações” (Jr 26.3). 

Todos nós temos dificuldades com a lei. Sabemos, via de regra, o que é o certo. Mas insistimos em errar. Deus poderia simplesmente virar as costas para a nossa teimosia e falta de atenção em ouvi-lo. Mas, em amor, ele insiste enviando “Jeremias” disfarçados de pais, mães, avós, pregadores da Palavra, amigos escritores. E vai além, presenteando-nos com a vida, a morte e a ressurreição daquele que viveu uma vida perfeita, que prestou atenção como ninguém à vontade do Pai. Jesus, o filho perfeito, morre pelos imperfeitos “para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). 

Oremos: Amado Deus, tem paciência conosco. Não desistas de nos chamares de volta ao centro da tua vontade. Abre os nossos olhos e ouvidos, nossa mente e nosso coração, para que estejam atentos, no dia de hoje, ao chamado da tua Palavra. Amém.