Publicado em: 19 de janeiro de 2018
Pressa ou paciência

Para:  Sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Texto: Neemias 8.1-3, 5-6, 8-10

“E ali, na praça em frente ao portão, Esdras leu a Lei para o povo, desde o nascer do sol até o meio-dia. E todos ouviram com atenção.” (Ne 8.3)

Numa festa infantil lá estava a mãe, com um brinquedo na mão, chamando a atenção do filho para que uma foto fosse tirada. Tente imaginar a cena: a criança não tinha paciência! Não queria ficar no colo dos tios para a tradicional foto de aniversário. Então, quase toda a família colocou-se atrás do fotógrafo, para fazer a criança olhar para frente. Tudo em vão. O profissional com a câmera na mão, a família, a criança, todos estressados e com muita pressa.

Vivemos dias assim, reclamando da falta de tempo e suplicando que ninguém demore, pois estamos com pressa. Poucas pessoas têm tempo para esperar e se concentrar. Olhar um vídeo com mais de dois minutos? É muito tempo! Ir à igreja e o pastor falar mais de quinze minutos ou então a celebração religiosa durar mais que uma hora é, em alguns lugares, uma aposta arriscada.

Que contraste com o relato de Neemias no capítulo 8 do seu livro! Dá para acreditar na concentração daquelas pessoas, que ficaram do nascer do sol até o meio-dia, ouvindo a leitura que Esdras fez da Palavra de Deus? E impressionantemente, “todos ouviram com atenção” (Ne 8.3). Não foi um simples estar presente para cumprir um ritual. Eles ouviram com atenção, isso quer dizer: com os ouvidos, os olhos, a mente, a alma e o coração.

Quando olhamos para as Escrituras, nos encantamos com relatos como esse. Mais ainda nos surpreendemos e temos muitos motivos para agradecer, porque Deus não foi afetado pela pressa. Ele tem paciência com a nossa vida errada. E por causa dessa paciência, se aproxima e nos dá de presente o perdão através do seu Filho Jesus Cristo.

Oremos: Amado Pai celestial, somos imensamente agradecidos porque a correria dos nossos dias não te afetou. Tu continuas sendo o mesmo Deus que tem a paciência de nos ouvir, ensinar e estender a mão. Em nome de Jesus. Amém.