Publicado em: 19 de março de 2022
Presente 

Para: sábado, 19 de março de 2022
Texto: Romanos 5.6-8  

“Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.” (Rm 5.8) 

Durante a vida é comum recebermos presentes e nos alegrarmos com eles. Para muitos, não importa o tamanho ou o valor, o que vale é o presente recebido, a ação. Existe uma variedade de presentes, mas nenhum se compara com o que Deus nos dá por meio de Jesus: a sua graça.  

A graça de Deus é um presente que recebemos, mas que não merecemos e nem podemos conquistar. O presente gracioso de Deus fica evidente no versículo bíblico: “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” (Rm 5.8). Ao morrer na cruz por nós, pecadores, Jesus mostrou que o amor de Deus é maior que tudo. Ao dar a sua vida, ele fez um favor pela humanidade pecadora.  

Não conseguimos compreender a ação de Jesus, mas sabemos que foi voluntária, consciente e motivada por misericórdia e graça. Cristo veio ao mundo, cheio do amor do Pai e, por amor a nós, entregou a sua vida para nos dar o perdão. Agora, Deus nos aceita como seus filhos. Quão grande é o presente que Deus nos oferece em seu Filho Jesus: somos parte da sua família e temos um Pai, que nos ama incondicionalmente!  

Em sua Palavra, Deus esclarece que as pessoas não podiam fazer absolutamente nada para conseguir o perdão dos pecados, ou seja, a condição de toda a raça humana era de total afastamento do Criador. Assim, todos nós estávamos perdidos para sempre. E foi justamente por causa disso que o Pai nos enviou Jesus que, com seu amor e obra, nos deu dignidade por meio do presente do seu perdão e a identidade de filhos amados. Esse presente se renova, como a Palavra diz. É presente que recebemos todos os dias porque somos amados por Deus.  

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pelo teu sacrifício em nosso lugar. Por tua morte temos o presente da salvação. Firma a nossa fé a cada dia para entrarmos na vida eterna. Em teu nome oramos. Amém.