Publicado em: 05 de fevereiro de 2022
Precisamos do Espírito Santo

Para: sábado, 5 de fevereiro de 2022
Texto: 1Coríntios 2.10-16

“Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual.” (1Co 2.14)

Você já precisou de ajuda? Na verdade, precisamos de ajuda para muitas coisas. Às vezes, achamos que somos autossuficientes. No entanto, somos, de fato, dependentes e necessitados. Ninguém sabe tudo e não podemos dizer com certeza: “Eu nunca precisarei de você.” Algumas pessoas têm dificuldade em admitir que precisam de ajuda. Com isso, sofrem sem necessidade e deixam de usufruir de coisas boas. É preciso reconhecer que há muitas coisas que não sabemos ou não somos capazes de realizar.

Espiritualmente também precisamos de ajuda, aliás, ainda mais do que nas coisas triviais do dia a dia. Nas coisas cotidianas às vezes conseguimos “dar um jeitinho”. Espiritualmente isso não é possível. Ninguém pode crer no Deus verdadeiro sem a ajuda do Espírito Santo. O máximo que conseguimos é a ilusão de crer em um falso deus, que não pode ajudar ninguém: “Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual” (1Co 2.14). Quem não tem o Espírito de Deus não pode entender, por exemplo, como a morte de Jesus é a fonte de vida para os que nele creem. Isso parece loucura para quem não crê.

Deus sabe que precisamos de ajuda e envia o Espírito Santo para nos ajudar. Ele vem a nós quando ouvimos a palavra de Deus, quando recebemos o batismo e quando participamos da Ceia do Senhor. O Espírito Santo nos faz reconhecer que somos pecadores, que não podemos salvar a nós mesmos, que precisamos de perdão e de salvação. Ele nos presenteia com o dom da fé verdadeira em Jesus, o Salvador do mundo.

Oremos: Obrigado, Senhor Deus, pela ajuda que me ofereces por meio da ação do Espírito Santo. Obrigado pelo dom da fé em Jesus, meu Salvador. Em nome de Jesus. Amém.