Publicado em: 08 de outubro de 2020
Precisamos de um coração sábio 

Para: quinta-feira, 8 de outubro de 2020
Texto: Salmo 90.9-17  

“Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” (Sl 90.12)

Moisés, além de ter sido um grande líder de Israel, era também escritor. Ele escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia. E também escreveu o Salmo 90.  

O livro de Gênesis, escrito por Moisés, nos conta que Adão, após ser formado do pó, começou a viver quando Deus soprou nele o fôlego da vida. Adão poderia estar vivo até hoje. Mas preferiu desobedecer ao Criador. Por isso, aquele sopro um dia saiu dele, no seu último suspiro. E, desde então, a vida humana é curta como um sopro. O tempo voa, como gostamos de dizer. Isso não é novidade. O salmista escreveu: “Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições” (Sl 90.10). A vida passa logo, e nós desaparecemos. Todo mundo sabe disso e, mesmo assim, não gostamos nem de falar em morte. Queremos imaginar que controlamos nossa vida. Mas isso é ilusão e Moisés sabia disso. 

Não podemos esquecer que a morte é o castigo final contra a nossa desobediência a Deus. Moisés explica por que precisamos lembrar disso: para que tenhamos coração sábio. “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio” (Sl 90.12)Moisés clamou ao Senhor por misericórdia. Ele queria que Israel tivesse coração sábio para fazer a escolha certa: viver agora e para sempre com Deus. 

É preciso lembrar da morte para saber viver. E precisamos de um coração sábio para escolher a vida verdadeira pois só existe um que é o caminho, a verdade e a vida: Jesus.  

Eu posso, eu quero, eu tenho direito”. Tudo isso acaba no fim. Hoje, e até o julgamento final, dependemos totalmente do amor e perdão de Deus. E só Jesus garante isso para nós. 

Oremos: Senhor Jesus, precisamos de um coração sábio. A vida é breve como um sopro. Mas, se confiarmos em ti e nas tuas promessas, ela pode durar para sempre. Amém.