Publicado em: 01 de setembro de 2020
Precisamos de misericórdia 

Para: terça-feira, 1 de setembro de 2020
Texto: Tiago 2.8-13  

“As pessoas que tiveram misericórdia dos outros não serão condenadas no Dia do Juízo Final. (Tg 2.13) 

“Misericórdia” é uma das palavras mais importantes na Bíblia Sagrada. Misericórdia significa um gesto de amor sem o merecimento de quem o recebe. 

A misericórdia, porém, está muito em falta nos dias atuais. Vivemos em tempos de preconceitos e de atitudes “olho por olho, dente por dente”, tempos de julgamentos e de vinganças. Isso é muito evidente nas relações familiares, no trabalho, no trânsito. Parece não haver um mínimo de tolerância para com o erro do outro. A agressividade nas palavras e nos gestos é muito grande. 

Na Carta de Tiago, inspirada por Deus, capítulo 2, lemos que “as pessoas que tiveram misericórdia dos outros não serão condenadas no Dia do Juízo Final” (Tg 2.13). Tiago não está querendo dizer que ser uma pessoa misericordiosa é garantia de salvação eterna. Misericórdia também não é uma atitude ou qualidade que pode ser imposta por uma lei ou obrigação. 

O que aprendemos da Bíblia Sagrada é que a misericórdia é fruto de uma transformação ocorrida no coração das pessoas. Por natureza, todos somos egoístas e orgulhosos. Está dentro de nós a tendência de tratarmos bem os que nos tratam bem e reagirmos mal aos que nos fazem mal. Mas não foi essa a atitude de Jesus para conosco. Pregado na cruz, zombado pelas pessoas ao seu redor, ele exclamou: “Pai, perdoa essa gente! Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34).  

Ao nosso redor, há muita gente necessitada de misericórdia. O mundo precisa de misericórdia. Você e eu também precisamos de pessoas misericordiosas ao nosso lado. Deus, que é rico em misericórdia, nos abraça e nos capacita para promovermos um mundo melhor. 

Oremos: Ó Deus misericordioso, perdoa nosso coração egoísta e orgulhoso. Enche-nos do teu amor e capacita-nos a sermos misericordiosos neste mundo tão intolerante. Em nome de Jesus. Amém.