Publicado em: 13 de março de 2018
Povo sem virtude acaba escravo

Para: Terça-feira, 13 de março de 2018

Texto: Isaías 42.21-25

“O Senhor é o Deus que salva o seu povo.” (Is 42.21)

É frequente escutarmos alguém dizer “boa sorte”, ou ainda, “hoje não é meu dia de sorte”. Expressões como essas nos levam a pensar: será que a vida é uma questão de sorte, um acidente do destino, favorável ou desfavorável?

No texto bíblico de Isaías 42.21-25, o profeta Isaías reconhece que as desgraças que o povo sofre são o resultado de sua falta de atenção aos mandamentos de Deus, de seus pecados e da falta de fé.

Nossa sociedade tem se afastado de Deus e vive na miséria das escravidões da carne: prazeres mundanos, vícios, consumismo, hedonismo, idolatria e busca desenfreada de satisfação imediata dos desejos. O resultado é um vazio enorme na alma das pessoas, que leva ao desespero, à solidão e à morte. Já dizia um velho ditado: “Quando falta Jesus, falta tudo”. E o povo de Israel reconheceu seu pecado: “Não quisemos seguir os seus caminhos, nem obedecer às suas leis” (Is 42.24).

Somente Cristo pode curar as feridas mais profundas do pecado, pois com sua morte na cruz nos trouxe o perdão de todos os nossos pecados e paz para a nossa consciência. Graças a ele, encontramos satisfação para o dia a dia, algo que dá sentido a todos os empreendimentos humanos: matrimônio, família, trabalho, amizades, festas, lazer e toda sorte de alegrias genuínas que possamos ter. Sem Jesus todas essas conquistas são apenas pequenas doses de êxtase que logo perderão seu efeito e se transformarão em aborrecimento, ressaca e dor de cabeça.

Sem a fé verdadeira vivemos sem virtude e terminamos escravos – escravos do pecado. A fé verdadeira não se obtém por sorte, senão por graça de Deus que vem até nós. Sim, “o Senhor é o Deus que salva o seu povo” (Is 42.21).

Oremos: Senhor, agradecemos por nos dares a verdadeira liberdade em Cristo, para vivermos uma vida com sentido e propósito. Amém.