Publicado em: 22 de novembro de 2022
Povo Santo de Deus 

Para: terça-feira, 22 de novembro de 2022
Texto: Isaías 62.10-12  

“Vocês serão chamados de ‘Povo Santo’, o ‘Povo que o Senhor Salvou’.” (Is 62.12) 

O mundo em que vivemos é formado por muitos povos. Cada um com sua história, sua cultura, sua gastronomia, sua música típica, seu idioma, seu jeito de ser. Porém, o profeta Isaías fala sobre a existência de um povo especial e diferente. Diz o profeta: “Vocês serão chamados de ‘Povo Santo’, o ‘Povo que o Senhor salvou’” (Is 62.12). Mas que povo é esse? Por que é chamado de “Povo Santo”? 

Em primeiro lugar é importante lembrar que esse povo é chamado de santo pois foi santificado por alguém que é santo. No caso, o próprio Deus. Ele, em seu amor, derramou sua graça e sua misericórdia sobre a humanidade para salvar e santificar. Pela morte e ressurreição de seu filho, Jesus Cristo, ele concede salvação eterna e perdão dos pecados. Além disso, esse Deus amoroso, pelo poder do divino Espírito Santo, vem agora em sua Palavra para santificar. Todos os que ouvem a sua Palavra e creem em Cristo são incorporados a esse “Povo Santo”, pois têm consigo a salvação alcançada por Jesus e a habitação do Espírito Santo. 

Pessoas espalhadas por todo o mundo, de todas as línguas, culturas e nações, em todos os tempos, fazem parte desse povo. Mesmo com todas as suas diferenças, todos estão unidos na mesma fé e formam a santa igreja cristã, – a comunhão dos santos, ou seja, a reunião de todos aqueles que creem em Jesus Cristo como Salvador. A reunião desse povo santo que hoje caminha espalhado pelo mundo inteiro está marcada para acontecer: será no último dia, quando Cristo vier em poder e glória. Naquele dia Jesus reunirá todos os seus crentes para viverem juntos com ele na eternidade. Ali viverão como povo unido e feliz ao lado desse Deus que salva e santifica. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado pelo teu amor que nos salvou. Permita-nos podermos sempre andar junto ao teu “Povo Santo” rumo à morada eterna. Por Jesus Cristo, teu Filho. Amém.