Publicado em: 03 de fevereiro de 2018
Poucas palavras, muita gratidão

Para: Sábado, 03 de fevereiro de 2018

Texto: 1 Coríntios 14.12-20

“Porém nas reuniões da igreja prefiro dizer cinco palavras que possam ser entendidas, para assim ensinar os outros, do que dizer milhares de palavras em línguas estranhas.” (1Co 14.19)

O livramento de uma situação muito difícil, o nascimento de um filho, a conquista de algo almejado há muito tempo, o diagnóstico de uma cura, ou outras ocasiões semelhantes a essas são complicadas de expressar em palavras. Muitas pessoas quando indagadas sobre momentos assim, respondem: “Não tenho palavras”.

Mesmo que faltem as palavras, é preciso dizer alguma coisa sobre determinada situação para que os outros saibam. Assim também ocorre diante do maior acontecimento de nossa vida: a obra de Jesus Cristo em nosso favor. Se tivéssemos que descrever em palavras a importância de tudo o que Jesus fez, especialmente quando foi à cruz para morrer por nós, ficaria difícil expressar tamanha gratidão.

Mas Deus nos chamou para vivermos uma fé não centrada em nós mesmos, mas no partilhar aquilo que ele continua a fazer por nós. Chamamos isso de testemunho. E o que dizer, então? Difícil, não? Bom, o apóstolo Paulo em sua carta à igreja de Corinto nos dá uma dica: “Nas reuniões da igreja prefiro dizer cinco palavras que possam ser entendidas, para assim ensinar os outros, do que dizer milhares de palavras em línguas estranhas” (1Co 14.19). Cinco palavras que possam ser entendidas! Na igreja de Corinto, havia cristãos que acreditavam que testemunhavam a obra de Deus pelo muito falar e até em linguagem estranha. Paulo afirmou que isso não era necessário. O importante é que todos entendessem o plano de Deus, mesmo que fossem utilizadas poucas palavras. Isso não queria e não quer dizer que somente podemos usar cinco palavras, mas que podemos ser o mais simples possível para anunciar a maior notícia da humanidade.

Cinco palavras para expressar algo tão maravilhoso! Do nosso jeito, de maneira simples e profunda, anunciando que Jesus veio para nos salvar.

Oremos: Deus, obrigado pela tua palavra de salvação. Ajuda-me a transmitir o teu amor. Em nome de Jesus. Amém.