Publicado em: 22 de agosto de 2021
Porta estreita 

Para: domingo, 22 de agosto de 2021
Texto: Lucas 13.22-30 

“Façam tudo para entrar pela porta estreita. (Lc 13.24)  

Portas são feitas para abrir e fechar. Existem portas de todos os tamanhos. Há uma porta que, ao nosso ver, deveria ser muito larga: a porta do céu. Mas Jesus, no Evangelho de Lucas, capítulo 13, afirmou: “Façam tudo para entrar pela porta estreita. Pois eu afirmo a vocês que muitos vão querer entrar, mas não poderão” (Lc 13.24). Sim, o texto bíblico afirma que a porta do céu é estreita e que devemos fazer de tudo para entrar por ela. Por que será que é assim? 

Antes de tudo, é preciso dizer que essa porta está aberta para todos. Jesus faz o convite para entrarmos por ela: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). 

Mas, por que a porta do céu é estreita? Porque muitas coisas não podem passar por ela. Você e eu não podemos entrar por ela com os nossos pecados, com corações orgulhosos e egoístas, e desprezando a Palavra de Deus.   

Por isso Jesus disse: “Façam tudo para entrar pela porta estreita” (Lc 13.24). Fazer tudo significa arrepender-se dos erros e apegar-se ao perdão de Jesus, que lava nosso coração de todos os pecados. Jesus não está dizendo que o nosso esforço vai garantir passagem por essa porta, mas que, pela fé em Jesus, com o poder do Espírito Santo, somos capacitados a trilhar o caminho que nos leva ao céu. 

A porta do céu um dia se fechará. No início do texto bíblico do capítulo 13 do Evangelho de Lucas, alguém perguntou a Jesus: “Senhor, são poucos os que vão ser salvos?” (Lc 13.23). A Bíblia nos dá a resposta: “Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo” (2Co 6.2). Creia nisso! 

Oremos: Bondoso Deus, obrigado pela porta do céu ainda estar aberta para mim. Que eu possa, por tua graça e amor, entrar por ela e fazer morada eterna contigo. Em nome de Jesus. Amém.