Publicado em: 01 de janeiro de 2022
Por que “Jesus”? 

Para: sábado, 1 de janeiro de 2022
Texto: Lucas 2.21  

“Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.” (Lc 2.21)

Uma das decisões importantes e nem sempre fáceis para os pais é escolher o nome que darão aos seus bebês. Na Bíblia, muitas vezes os nomes eram dados de acordo com as funções que as pessoas desempenhariam.

Essa lógica se aplica ao nome Jesus. O texto bíblico de Lucas, capítulo 1, versículo 21, diz: “Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer”. Maria e José não viveram o dilema de escolher um nome para o bebê na manjedoura. O nome do menino já havia sido escolhido previamente, conforme a função que ele veio desempenhar. Isso aparece com mais clareza em outro texto bíblico, quando o anjo anunciou o nascimento de Jesus e disse para José qual nome deveria ser colocado no menino: “Você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). Isso é dito porque o nome Jesus, na língua materna daquele povo, significa “o Senhor Deus salva”.

Isso tudo é importante porque o menino na manjedoura, cujo nascimento celebramos há poucos dias, é o Deus Filho que veio para nos salvar. Todos nós precisamos dele por causa da realidade dura que a Bíblia chama de pecado, que nos afasta do próprio Deus e uns dos doutros. Mas Jesus nos traz o perdão e, assim, nos salva dos pecados. 

Por que “Jesus”, então? Porque ele veio salvar todas as pessoas, também você e eu. Jesus de fato realizou isso ao morrer e ressuscitar. Aqueles que agora creem nessa verdade são perdoados e chamados de filhos de Deus. 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pela salvação que conquistaste por todo o mundo na cruz. Que mais pessoas ouçam essa mensagem e, crendo nela, recebam o perdão, a vida e a salvação que tu nos entregas por meio da fé. Amém.