Publicado em: 14 de junho de 2022
Por que eu, Senhor? 

Para: terça-feira, 14 de junho de 2022
Texto: Mateus 10.16-25  

“Por serem meus seguidores vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados.” (Mt 10.18) 

Alguns dizem que a Bíblia nos deixa com muitas dúvidas, que deveríamos ter um caderno para anotá-las e levá-las ao Senhor quando adentrarmos na glória celestial. Talvez esta seja mais uma delas: “Por que o Senhor nos deixa passarmos por perseguições e sofrimentos?” 

Há um texto bíblico que diz: “Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus”. Essa é uma verdade, mas é muito mais fácil pensar assim quando “tudo vai bem”. Quando passamos por dificuldades, aflições, perseguições e sofrimentos, não é tão simples, pois essas coisas nos machucam e fazem sofrer. 

Esse ponto é muito importante. Quando vemos alguém passando por esses momentos, é importante perceber o que as pessoas estão sentindo e não minimizar o sofrimento alheio. O ouvir é uma arte e o acolher é um ato de amor. Além disso, por vezes as pessoas querem falar dos seus sentimentos e é bom quando alguém ouve, compreende e não julga. 

Ao pensar nas dificuldades que os filhos de Deus passam, podemos nos lembrar de José, Abraão, Moisés, Noé e os discípulos. Ser cristão não é sinônimo de ausência de sofrimentos, mas de esperança, fé e perseverança. Jesus mesmo avisou aos discípulos: “Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados” (Mt 10.18). 

O maior dos sofrimentos foi enfrentado e vencido por Jesus Cristo, em nosso lugar. Por isso, o apóstolo Paulo escreveu: “Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro” (Rm 8.18). Com Jesus, podemos enfrentar os sofrimentos desta vida olhando para a vida eterna, quando não haverá mais choro, nem dor. 

Oremos: Senhor Deus, segura a minha mão enquanto ando em tua direção. Ajuda-me a enfrentar os sofrimentos desta vida. Em nome de Jesus. Amém.