Publicado em: 23 de julho de 2021
Por amor 

Para: sexta-feira, 23 de julho de 2021
Texto: Gênesis 18.20-33  

“Por amor a esses vinte, não destruirei a cidade.” (Gn 18.31) 

Muitos pais, familiares e amigos, inúmeras e incansáveis vezes, choram no colo do Deus Altíssimo em oração pelas pessoas que lhes são queridas e que não conhecem ou rejeitam a Palavra de Deus. 

Abraão também se curvou diante do Senhor com um clamor semelhante. Deus pretendia destruir Sodoma e Gomorra em virtude dos graves pecados dos seus moradores. Abraão, no entanto, tinha um sobrinho chamado Ló morando naquelas terras. Isso levou Abraão a interceder em favor das cidades num grito de socorro. 

“Perdoa o meu atrevimento de continuar falando contigo” (Gn 18.27), disse Abraão ao iniciar as suas tentativas de barganha com Deus. Contudo, essa barganha é diferente. É comum ouvirmos pessoas barganharem com Deus oferecendo ofertas, pensamentos ou ações próprias para tentar convencer o Criador. Abraão não apela para aquilo que ele poderia oferecer, pois humildemente reconhece: “Eu sou um simples mortal” (Gn 18.27). Ele apela para aquilo que Deus é: amor e justiça. A sua confiança repousava nas qualidades de Deus e não em suas obras pessoais. 

A resposta do Senhor foi imediata: “Por amor a esses vinte, não destruirei a cidade” (Gn 18.31). E como um refrão, as palavras “por amor” foram repetidas, esboçando o desejo de Deus em salvar todos. Por amor, o Senhor livrou Ló e a sua família da destruição. 

Por amor, Deus deu o seu Filho Jesus em sacrifício, providenciando salvação para nós, para nossos filhos, familiares e amigos, “para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” (Jo 3.15). Por isso, falamos com Deus em oração confiando naquilo que Deus é, e pedimos que ele conceda fé a todas as pessoas.  

Oremos: Senhor, eu clamo a ti por todos os meus familiares e amigos que não conhecem a tua salvação. Eu sou um simples ser mortal, mas tu és amor e justiça. Por teu amor, salva-nos. Em nome de Jesus. Amém.