Publicado em: 17 de outubro de 2023
Podemos ser justos e honestos?

Para: terça-feira, 17 de outubro de 2023
Leia em sua Bíblia: Isaías 32.1-8 

Virá o dia em que um rei reinará com justiça e as autoridades governarão com honestidade.” (Is 32.1) 

Não é fácil fazer um bom governo, por melhores que sejam as intenções dos candidatos. No livro bíblico do profeta Isaías, capítulo 32, a Bíblia diz que “virá o dia em que um rei reinará com justiça e as autoridades governarão com honestidade. As qualidades desse governo serão justiça e honestidade, duas qualidades que a Bíblia enfatiza muito. São atributos de Deus. Deus é justo e honesto. E assim como Deus é justo e honesto, ele quer que nós também sejamos. 

Embora sejam características que deveriam ser normais para todo ser humano, a verdade é que ninguém consegue ser absolutamente justo e honesto. Quando examinamos a nossa vida, vamos encontrar muitas ocasiões em que fomos injustos e não agimos com absoluta honestidade. Se nenhum ser humano consegue ser absolutamente justo e honesto, por que o livro de Isaías diz que virá o dia em que um rei reinará com justiça? O profeta certamente estava se referindo a Jesus Cristo, o Filho de Deus. Jesus foi totalmente justo. Jesus, com sua morte na cruz, pagou pelas nossas injustiças. Ele abriu o caminho para nós podermos receber a sua justiça e assim sermos salvos. 

Jesus muda a perspectiva da nossa vida. Ele nos traz a boa notícia de que podemos ser perdoados das injustiças que praticamos e que temos oportunidade de viver uma vida diferente. Esse é o exercício da vida cristã. Confiantes em Cristo, podemos sempre voltar ao caminho da justiça e da honestidade. Em Cristo podemos viver uma vida diferente daquela que nossa natureza pecaminosa quer que vivamos. É por isso que o evangelho é uma boa notícia. Os atributos de Deus podem estar entre nós. Isso não é maravilhoso? 

Oremos: Amado Pai celestial, obrigado porque tornas possível experimentarmos a justiça e a honestidade em nossa vida. Dá-nos arrependimento quando saímos desse caminho, e dá-nos o teu Espírito para que vivamos como tu queres. Por amor de Jesus. Amém.