Publicado em: 27 de janeiro de 2024
Pode ou não pode? 

Para: sábado, 27 de janeiro de 2024
Texto:  

Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não faça com que os fracos na fé caiam em pecado. (1Co 8.9) 

Pode ou não pode? Alguém já lhe fez essa pergunta quando procurava saber mais sobre os ensinamentos da sua igreja? Frequentemente somos indagados sobre a forma como vivemos a nossa fé, se podemos usar certos tipos de roupa, participar de algum show, comer alguns tipos de alimento, ingerir bebida alcóolica. O apóstolo Paulo nos trouxe bons ensinamentos sobre a liberdade que temos em Cristo. Ele disse: “Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente” (Gl 5.1). Mas, infelizmente, na vida muitas vezes deturpamos o verdadeiro sentido dessa liberdade. 

Nesse assunto, Paulo coloca como ponto de extrema importância a vida do nosso próximo, pelo qual Cristo também morreu. Por isso afirmou: “Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não faça com que os fracos na fé caiam em pecado” (1Co 8.9). A consciência das pessoas que ainda não foram completamente instruídas na liberdade de Cristo precisa ser preservada. Isso demanda, da parte dos cristãos, consideração e sensibilidade uns com os outros. 

A liberdade que provém do evangelho é exercida em amor e empatia. Ela tem como característica espírito de sacrifício, e é capaz de abrir mão, se preciso for, de certos privilégios e direitos com vistas a poupar a consciência e a fé do próximo. 

Deus deseja “que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1Tm 2.4). Para isso ele enviou Jesus, o qual agiu sacrificialmente por amor a cada um de nós. Com paciência, ele nos ajuda para crescermos mais e mais na verdade que liberta. De modo semelhante podemos agir em relação ao nosso próximo. 

Oremos: Querido Deus, perdoa-me por tantas vezes eu não levar em consideração a consciência e a fé dos meus irmãos. Dá-me sabedoria para agir de modo semelhante a Jesus. Amém.