Publicado em: 10 de janeiro de 2023
Plano maravilhoso

Para: terça-feira, 10 de janeiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 40.4-8

“Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem.” (Sl 40.5)

Ao finalizarmos um ano e iniciarmos outro, somos desafiados a planejar. Assim é na vida pessoal, familiar, acadêmica e profissional. Talvez você já tenha olhado para o calendário do ano seguinte e tentado planejar todas as suas atividades. Isso é desafiador, não é mesmo?

Quando pensamos em planejamento, verificamos em nossa história pessoal que algumas vezes certos contratempos prejudicaram tudo o que organizamos. Pensemos em algo aparentemente simples: as férias da nossa família. As malas estavam prontas, o local reservado, mas não contávamos com o falecimento de alguém próximo. Nessas horas lembramos que podemos planejar, mas Deus é quem dá a palavra final.

Como você reage quando aquilo que planeja parece não estar dando certo? Normalmente ficamos chateados e pensativos. O salmista Davi foi “sacudido” diversas vezes por situações tensas e perturbadoras, por problemas que vieram sem aviso. O que chama a atenção é que, em meio às mudanças de planos, ele diz: “Feliz aquele que confia em Deus, o Senhor”. E ainda: “Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem” (Sl 40.5). O maior plano registrado na Escritura não foi feito por homens. Deus planejou a salvação da humanidade, que havia se afastado dele. O Senhor planejou enviar seu único filho, Jesus Cristo, para nascer, sofrer e morrer por todas as pessoas. E no seu plano perfeito ele diz: “Quem crer (em Jesus) e for batizado será salvo” (Mc 16.16). Realmente Deus nos surpreende com seu plano maravilhoso!

Oremos: Senhor, nosso Deus, muitas vezes estamos tão preocupados com tantas coisas e olhamos para o futuro com medo e ansiedade. Tranquiliza o nosso coração na certeza de que o melhor plano já deu certo: a morte e a ressurreição do teu Filho em nosso lugar, para dar-nos a paz e o perdão. Em nome de Jesus. Amém.