Publicado em: 13 de dezembro de 2018
Pessoas importantes

Para: Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Salmo 146

”Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém.” (Sl 146.3)

É comum querermos estar entre pessoas queridas e importantes. Tirar fotos com celebridades, autoridades e pessoas famosas nos deixa lisonjeados. Talvez, com isso, teremos a nossa imagem social melhorada. Ou talvez acreditemos que essas pessoas, ou fotos com essas pessoas, poderão nos ajudar de alguma forma. Será mesmo?

O texto do Salmo 146, versículo 3, nos aconselha: “Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém”. O salmista quer nos alertar para o fato de que os mortais no texto são instáveis, imperfeitos e finitos, sem condições de garantir efetivamente qualquer ajuda ou auxílio em nossa vida. Também está escrito em Jeremias 17.5: “Maldito aquele que confia no ser humano”. Em outras palavras, confiar totalmente em pessoas nos trará instabilidade, dando-nos a sensação de estarmos caminhando sobre um solo instável como gelatina.

O Salmo 146 apresenta o contraste entre Deus e o ser humano. De um lado está o ser humano finito, pecador e não confiável. E de outro, está Deus infinito, amoroso, perdoador, poderoso, perfeitamente confiável e que é digno de adoração, honra e louvor. Porque ele, sim, pode nos ajudar e amparar pois é imortal e confiável. Confiável e ajudador a tal ponto de nos garantir a salvação eterna em Cristo, por bondade e graça. Isso não é maravilhoso?

Você já imaginou tirarmos uma “self” na eternidade com esse ser querido e importante, o próprio Deus? Isso será maravilhoso!

Oremos: Querido Deus, o ser mais importante do mundo, louvamos-te por tua ajuda e constante cuidado por nós. Obrigado pelo teu amor e proteção segura. Por Jesus, o Salvador. Amém.