Publicado em: 07 de fevereiro de 2021
Pescadores de pecadores 

Para: domingo, 7 de fevereiro de 2021
Texto: Lucas 5.1-11 

Simão respondeu: — Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer. (Lc 5.5) 

Você já passou por momentos de frustração? Depois de uma noite inteira de trabalho, Simão Pedro, e os irmãos Tiago e João, se frustraram com os peixes afugentados: eles não haviam pescado peixe algum. Isso significava que a renda daquele dia era zero, o que, certamente, comprometeria o orçamento de suas famílias. 

Jesus estava andando por aquela região. A multidão o cercava para ouvir sua mensagem. Vendo os barcos parados na beira da praia, Jesus resolveu usá-los como uma espécie de palanque, a fim de que todos pudessem ouvi-lo. Depois do seu discurso, Jesus orientou Simão para seguir com o barco mar adentro, pedindo que lançasse a rede para pescar. “Simão respondeu: — Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer” (Lc 5.5).  

O resultado dessa pescaria foi bem interessante, pois ali Jesus estava ensinando Pedro o que é ser discípulo. Quando queremos seguir os nossos próprios caminhos e vontades, o resultado é zero! Porém, quando nos dispomos a ouvir e crer no que Jesus tem a dizer, o resultado é totalmente surpreendente. 

O período de Epifania está quase se encerrando. Nessa época do ano da igreja cristã, damos ênfase na vontade que Deus tem em salvar, chamando todos ao arrependimento e à mudança de vida. Assim como aqueles barcos se encheram de peixes, o desejo de Deus é que o céu se torne o lar eterno de muitos. Por isso, do modo como Jesus chamou Pedro e seus companheiros, ele também nos chama para sermos pescadores de pecadores, seguindo Jesus com alegria, manifestando o seu amor ao mundo por meio do nosso testemunho. Lancemos as nossas redes! 

Oremos: Amado Deus, ensina-nos a lançar as redes da salvação conforme a tua vontade, para que o céu se torne o lar eterno de muitos. Em nome de Jesus. Amém.