Publicado em: 26 de março de 2022
Pesadelo real 

Para: sábado, 26 de março de 2022
Texto: Efésios 5.8-14  

“Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.” (Ef 5.14)  

Você já acordou assustado no meio da noite, com o coração acelerado por ter tido um pesadelo? Mesmo com medo e agitado, é tranquilizador pensar: “Que alívio! Era um pesadelo! Aquilo não estava acontecendo de verdade!” Acordar ou ser acordado numa situação assim é algo desejável. Imagine a aflição de estar preso num pesadelo sem conseguir acordar e não ter como sair dele! 

Esse exemplo de um pesadelo irreal, que todas as pessoas já tiveram em algum momento da vida, ilustra uma situação real que todos nós vivemos e que é afirmada pela Palavra de Deus: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará” (Ef 5.14). A Bíblia compara a nossa situação espiritual com um sono. Mas um sono do qual não conseguimos acordar pois é um sono da morte. Como alguém que morreu e sozinho não pode voltar a viver, assim vivemos um pesadelo real, onde estamos presos e do qual não conseguimos acordar sozinhos. 

Mas existe uma voz que carrega em si mesma o poder de ser ouvida até mesmo pelos mortos. Essa voz tem em si a capacidade de despertar da morte e trazer vida àqueles que dormem esse sono espiritual mortal. É a voz de Jesus! É a voz daquele que se entregou à morte na cruz para salvar todas as pessoas. Ele morreu e foi sepultado, mas não ficou preso no túmulo. A morte não pôde segurar Jesus, ele ressuscitou e está vivo. Ao voltar a viver, Jesus venceu a morte, mas não somente a sua: ele venceu também a nossa morte! 

Presos ao sono da morte e não conseguindo acordar dele sozinhos, é consolador saber que Jesus tem o poder de nos acordar com a sua palavra: “Acorde! Levante-se da morte!” 

Oremos: Querido Jesus, obrigado por nos acordares de um pesadelo real. Obrigado por nos tirares da escuridão e nos trazeres para ti mesmo! Louvamos-te porque pertencemos a ti e por vivermos em tua luz. Em teu nome. Amém.