Publicado em: 03 de julho de 2017
Perto

Para: Segunda-feira, 03 de julho de 2017

Texto: Lamentações 3.55-58

No dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: “Não tenha medo!” (Lm 3.57)

Como você faz para dar certeza a uma pessoa de que ela é querida, amada? Como você demonstra que, realmente, se importa com ela? A melhor maneira é chegar ou estar bem perto.

Pense um instante. Sempre que discordamos ou não gostamos de alguém, nos afastamos. Pode ser um simples cruzar os braços, um passo atrás, ou até mesmo um bloqueio em uma rede social na internet. Quem gosta, se preocupa, se importa, sempre chega perto, se aproxima. Mesmo que faça isso pelo meio virtual. A proximidade é marca essencial de quem ama e cuida.

O profeta Jeremias, no livro de Lamentações, capítulo 3, versículo 57, diz que Deus chegou perto e disse: “Não tenha medo”. Por que Deus não falou de longe? Por que simplesmente não fez aparecer uma mensagem no céu ou mandou algum recado por outro meio? Porque ele é o Deus que se importa. Por isso, ele sempre se aproxima, fica perto dos seus filhos.

A grande prova desse amor e cuidado está em Jesus Cristo, seu Filho, que veio para muito perto de nós. Ele esteve aqui, ao nosso lado. Jesus veio nos deixar longe do castigo do pecado, o qual recaiu sobre ele em morte de cruz, e para nos colocar perto do Pai.

O mesmo Deus que chegou perto de Jeremias, está perto de você, pela fé em Jesus. Deus sempre chega perto e jamais se afasta. Ele continua a dizer: “Não tenha medo”. Ele nos quer sempre bem próximos a ele. Seu cuidado, carinho e amor estão sempre ao nosso redor. Uma presença e proximidade que nos dá a certeza de sermos filhos amados do querido Pai.

Oremos: Querido Deus, obrigado por estares sempre perto, bem perto do meu coração. Que a tua presença em minha vida me auxilie a aproximar as pessoas, construindo pontes com o teu amor. Amém.