Publicado em: 17 de junho de 2018
Perdoados, perdoamos

Para: Domingo, 17 de junho de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 6.37-38

“Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês.” (Lc 6.37)

O que surgiu primeiro: o ovo ou a galinha? Perdoamos para sermos perdoados ou, perdoados, nós perdoamos? O que você acha? O texto bíblico do evangelho de Lucas, capítulo 6, versículo 37 relata Jesus afirmando: “Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês”. Ele parece condicionar a graça do perdão a uma boa ação nossa: perdoar. Será que é assim mesmo? Só somos perdoados se perdoamos?

O que surgiu primeiro foi o perdão de Deus. Jesus foi enviado com a missão de nos perdoar. Então, Deus providenciou o perdão, e nos oferece o perdão de presente. E todos os que receberam esse presente, todos os que creem, têm uma vida transformada, têm uma vida que produz frutos. Um desses frutos é o perdão.

Portanto, o cristão tem o sincero e firme propósito de perdoar. Às vezes não conseguimos, mas queremos perdoar. Às vezes há muita dor envolvida e a mágoa é grande, mas há o desejo sincero de perdoar.

Perdoem! Esse é o ensino de Jesus para nós. Vamos seguir esse ensino e procurar verdadeiramente perdoar. E perdoar faz bem. É muito bom sentir-se perdoado, e é ainda muito melhor perdoar. É um sinal de que, de fato, Deus age em nós e nos dá a força necessária para perdoar e superar a mágoa. Você não consegue? Peça a ajuda de Deus. Ele dará a força necessária para você perdoar. Ele perdoou você. Ele foi às últimas consequências para que você receba dele o perdão e a vida. Tenha certeza: ele ajudará você a perdoar. Portanto, perdoe. Cristo nos perdoou primeiro.

Oremos: Obrigado, Senhor Deus, por teres perdoado todos os meus pecados. Peço que me ajudes a perdoar aqueles que me ofendem. Em nome de Jesus. Amém.