Publicado em: 29 de julho de 2018
Perdoa os nossos pecados

Para: Domingo, 29 de julho de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 11.1-13

“Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem.” (Lc 11.4)

Quando foi a última vez que você pediu perdão a alguém? Talvez seja difícil de lembrar. Pedir perdão não é algo que a maioria das pessoas costuma fazer com frequência. Muitas vezes apenas falamos “me desculpe”, como se isso fosse o suficiente. Outras vezes, pedimos perdão sem sinceridade, apenas para “cumprir tabela”. Dizemos “me perdoa se te magoei”, ou “sinto muito que você tenha se sentido ofendida”. Quando pedimos perdão dessa forma, não estamos realmente admitindo nossa culpa, mas apenas dizendo que a outra pessoa é que se incomodou sem tanto motivo.

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ele disse que em sua oração deveriam dizer a Deus: “Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem” (Lc 11.4). Com isso Jesus estava ensinando que diante de Deus nós sempre estamos em dívida, precisamos ser perdoados de verdade. Por mais que seja difícil admitir que somos devedores, imperfeitos, Jesus mostrou que essa é a única maneira de se ter um relacionamento sincero com nosso Pai. Nossos pecados atrapalham essa relação e nos afastam dele, mas como um bom Pai ele está sempre de braços abertos para nos perdoar e aceitar. E isso só é possível porque através da obra de Jesus na cruz ele decidiu dar perdão imerecido a toda a humanidade.

Nessa oração Jesus também mostrou que, como pessoas perdoadas e de bem com Deus, nós também precisamos perdoar a todos que fizeram algo de errado contra nós. Isso também é difícil. Pedir perdão e perdoar nos força a engolir o próprio orgulho, nos deixa vulneráveis, e ninguém gosta de se sentir assim. No entanto, essa é a maneira certa pela qual ficamos de bem com Deus e com as pessoas.

Oremos: Pai nosso, obrigado por perdoares nossos pecados. Ajuda-nos a perdoar a todos os que nos ofendem, sem esperar nada em troca. Por Jesus, nosso Salvador. Amém.