Publicado em: 17 de março de 2021
Perdas e lucros 

Para: quarta-feira, 17 de março de 2021
Texto: Filipenses 3.7-11  

“Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo.” (Fp 3.8) 

A história de vida do apóstolo Paulo é uma das mais interessantes. Ele teve uma transformação radical. Antes, vivia para perseguir e prender os seguidores de Jesus. Depois, estava disposto a dar a vida para seguir Cristo e levar pessoas a ele. 

Esse novo Paulo, transformado pelo poder de Deus, afirmou: “Tudo que antes era lucro para mim, agora é perda por causa de Cristo”. O que é lucro? O que é perda? Lucro é o que mais se busca. Perda é o que mais se evita. Lucro é ganho. Perda é prejuízo. 

O apóstolo Paulo não estava fazendo um balanço financeiro. Ele estava falando da salvação e da vida eterna. Assim, ele deixou de confiar em si mesmo, no cumprimento de leis e nas coisas que fazia para alcançar a salvação e passou a confiar somente em Jesus, seguindo somente Jesus. Por isso escreveu: “Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo” (Fp 3.8). 

Paulo foi alcançado por Jesus no caminho para Damasco. A confiança na sua prática anterior foi destruída. Conhecer Jesus é maravilhoso! Muda. Transforma. Faz deixar outras coisas para trás. Conhecer Cristo verdadeiramente é conhecer a graça e o amor de Deus. O apóstolo Paulo compreendeu que a salvação não dependia de seus esforços e, sim, que a sua segurança para a salvação estava na obra de Cristo. Toda religiosidade que não está centrada em Jesus e na sua obra na cruz é engano, lixo, perda e leva à destruição. 

Conhecer Jesus e o seu grande amor por todos nós, crer nele como nosso único Salvador e seguir as suas pegadas, nos leva a deixar de lado muitas coisas. Talvez percamos coisas de valor deste mundo passageiro. Mas, por outro lado, teremos paz, vida e a vitória para sempre. Jesus nos garante a vida verdadeira porque já deu a sua vida por nós. 

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-me a reconhecer e crer que apenas em ti e contigo está a vida verdadeira e eterna. Amém.