Publicado em: 26 de outubro de 2021
Perdão completo 

Para: terça-feira, 26 de outubro de 2021
Texto: Isaías 55.1-11  

“Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente.” (Is 55.7) 

Em uma conversa entre amigos, alguém comentou: “Se não fosse o perdão, seria impossível conviver em sociedade”. De fato, todos nós temos nossas falhas e, se não soubéssemos pedir perdão ou perdoar, seria impossível conviver com outras pessoas. E quando se fala de perdão, fala-se de algo complexo e, por vezes, de algo difícil de ser exercitado e vivido. Reconhecemos a complexidade e a dificuldade em perdoar quando, por exemplo, dizemos que conseguimos perdoar mas não conseguimos esquecer. 

O tema do perdão aparece constantemente na história humana e, especialmente, na Bíblia. O profeta Isaías escreveu: “Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente” (Is 55.7). Por sermos pecadores, a temática do perdão deveria ser tratada constantemente em nossa vida, deveria ser um assunto considerado muito importante para nós. Isaías diz que Deus perdoa. E diz mais: Deus perdoa completamente. Quando Deus viu a humanidade cair em pecado, com Adão e Eva, ele imediatamente pensou no perdão e prometeu enviar Jesus. Quando Jesus foi enviado ao mundo, a missão era conquistar o perdão para nós por meio de seu sacrifício na cruz, o perdão completo.   

Hoje somos privilegiados pois já temos testemunho dessa grande obra de amor em favor de cada um de nós. E, cada vez que precisamos perdoar ou pedir perdão, podemos ter a certeza de que somos perdoados e que podemos perdoar.   

Sigamos o nosso viver sabendo que tudo aquilo que foi necessário para nosso perdão está consumado em Jesus. Busquemos viver o privilégio de sermos perdoados, perdoando também o nosso próximo. 

Oremos: Senhor, nosso Deus, aumenta a nossa fé, para que possamos reconhecer e sentir paz no coração pelo perdão que vem de ti. Ensina-nos a perdoar assim como tu perdoas a cada um de nós. Em nome de Jesus. Amém.