Publicado em: 05 de junho de 2022
Pentecostes 

Para: domingo, 05 de junho de 2022
Texto: João 7.37-39

Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo, que aqueles que criam nele iriam receber. Essas pessoas não tinham recebido o Espírito porque Jesus ainda não havia voltado para a presença gloriosa de Deus.” (Jo 7.39)  

Hoje é Pentecostes – a festa dos cinquenta dias depois da Páscoa – quando o Espírito Santo desceu sobre os seguidores de Jesus. Foi um acontecimento da intervenção de Deus no mundo de um jeito que ninguém havia visto. Rompeu do céu um poder como no dia da criação, quando Deus disse para a luz aparecer. O Espírito Santo agiu e, como resultado de sua ação graciosa, três mil pessoas se tornaram cristãs pelo testemunho do evangelho e foram batizadas.  

Era o cumprimento de uma promessa que Jesus havia feito aos seus discípulos quando estava participando da festa dos Tabernáculos em Jerusalém. No último dia da festa, que durava sete dias, as pessoas faziam uma procissão até o tanque de Siloé, pegavam água e a derramavam no altar de incenso em agradecimento pelas bênçãos da água, dos alimentos e da proteção. Foi quando Jesus disse para a multidão: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. O evangelista João explicou que “Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo, que aqueles que criam nele iriam receber. Essas pessoas não tinham recebido o Espírito porque Jesus ainda não havia voltado para a presença gloriosa de Deus” (Jo 7.37,39) 

Você também precisa da ação do Espírito Santo, pois ninguém consegue crer em Jesus Cristo como o seu Salvador, a não ser pela ação do Espírito Santo. O Espírito Santo chama pelo evangelho e ilumina com seus dons para a pessoa crer em Jesus. 

 Quando a pessoa crê em Jesus, acontece algo espantoso em suas atitudes. Jesus disse: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim” (Jo 7.38). Foi o que aconteceu com aquelas pessoas que foram tocadas pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes. Elas não pararam mais de falar do amor de Deus revelado em seu filho Jesus.  

Oremos: Vem, Espírito Divino, toca o meu coração para eu crer no Salvador Jesus e dedicar minha vida em favor do próximo. Amém.