Publicado em: 11 de agosto de 2021
Patrão e Pai 

Para: quarta-feira, 11 de agosto de 2021
Texto: Lucas 12.41-48  

“Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar!” (Lc 12.43)

Quando você pensa em sua vida, que lugar Deus ocupa em sua existência? Ele é o senhor e patrão? Ou é o seu servo e empregado?  Talvez a sua mente responda que Deus é o seu senhor. No entanto, fique atento, porque sempre haverá dentro de nós uma tendência de desejarmos colocar Deus como alguém que apenas atenderá aos nossos caprichos. 

No Evangelho de Lucas, no capítulo 12, lemos uma parábola na qual Jesus compara Deus com um patrão. Na parábola, o patrão sai em viagem. Enquanto o patrão está fora, alguns empregados se dão ao direito de agir com violência, além de comer, beber e embriagar-se, deixando de realizar a vontade do patrão. Em outras palavras, eles colocam-se na posição de um chefe que apenas quer se aproveitar da situação. 

Ao descrever essa situação, Jesus está nos alertando para que lutemos contra a nossa tendência egocêntrica e pecaminosa. Ele nos convida a temer a Deus e a nos rendermos diante do Criador! A palavra render é importante. Por vezes, precisamos enfrentar um quebrantamento para, só então, em humildade, nos rendermos ao Senhor da vida. E nesse Senhor de todas as coisas percebemos algo inusitado: nele encontramos não alguém violento e pronto a destruir, mas surpreendentemente encontramos um Pai amoroso, disposto a perdoar e salvar. Por isso ele enviou Jesus, aquele que não veio para ser servido, mas para servir. O patrão se fez empregado! 

Que possamos sentir o amor do Senhor para, efetivamente, servi-lo de maneira voluntária e alegre. Pois, como Jesus disse: “Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar!” (Lc 12.43).  

Oremos: Querido Deus, diante de ti eu me rendo. Rendo-me diante do teu poder, mas, sobretudo, diante da tua misericórdia. Ajuda-me a perceber que a alegria da vida está em servir-te e cumprir os teus propósitos. Em nome de Jesus. Amém.